Ter um número expressivo de clientes que querem e buscam pela sua solução é o sonho de qualquer empresa, mas grande parte ainda não possui uma metodologia ou fica refém de processos que restringem. Mesmo que haja leads, muitas vezes o volume não é o suficiente, e encontrar o cliente dos sonhos é quase como procurar uma agulha no palheiro. Por isso, saber como fazer a prospecção de empresas faz diferença.
Ter bem claro como é o perfil do seu cliente ideal é extremamente importante, pois ele vai enxergar valor na sua solução. Alguns elementos a serem considerados para definir o perfil de cliente ideal: região, cargo e setor.
É preciso estabelecer critérios. É um erro escolher vários segmentos para atuar, pois fica impossível identificar as dores do mercado e também fazer abordagens personalizadas por meio dos canais corretos, por exemplo.
É um dos pilares para prospectar empresas. A pesquisa de mercado tem como função conhecer um pouco mais a fundo o mercado que se pretende atuar com o produto/serviço. Validar segmento, persona, produto, porte da empresa e conhecer as dores, é indispensável. Os resultados de uma pesquisa de mercado levam a decisões mais assertivas e campanhas direcionadas.
Elaborar um roteiro é uma parte do processo para prospectar empresas. Um bom roteiro é dividido em 4 etapas: introdução, pitch inicial, qualificação e finalização. A abordagem deve ser personalizada de acordo com as informações que se tem sobre lead, isto também contribui para construção do rapport.
Escolher quais são os canais adequados para entrar em contato pode dinamizar a jornada com lead, por isso opte por mesclar entre telefone, linkedin e e-mail.
Contar com uma ferramenta que ajuda a organizar as etapas do funil de vendas faz toda diferença. A organização é fundamental para centralizar informações e para o acompanhamento da jornada com o lead.
Saber como fazer uma boa prospecção de empresa ajuda na expansão do seu negócio e a melhora o processo de vendas, o tornando muito mais eficiente.
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Por, Annelise Poletto
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil