Benefícios do Serviço de Qualificação de Leads?

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Calendário 28 de fevereiro de 2023
Autor Gabriele Leal
Benefícios do Serviço de Qualificação de Leads?

A qualificação de um lead passa por diversas etapas, que vão da identificação do cliente ideal até a categorização desses clientes dentro da jornada de compra. 

Além disso, existem empresas que prestam esse serviço de qualificação de leads. Quer saber quais são os benefícios desse serviço? Então acompanhe esse texto até o fim!

Lead qualificado: O que é?

Primeiro, precisamos definir o que é um lead. De maneira resumida podemos definir um lead como uma pessoa que demonstrou algum interesse em seu produto ou serviço, ou até mesmo no conteúdo oferecido pela sua empresa. A partir desse prévio interesse, sua equipe passa a ter alguns dados básicos de contato desse potencial cliente.

No entanto, esse possível cliente pode variar de acordo com algumas condições, sendo elas: 

Perfil ideal do cliente

Esse cliente precisa se encaixar perfeitamente dentro do público-alvo da sua solução, caso contrário, as chances de não haver uma negociação são enormes. Vamos usar um exemplo prático, imagine que sua empresa vende uma ferramenta digital que permite no máximo 20 usuários por empresa. Neste caso, você terá grandes dificuldades para vender para uma empresa com mais de 100 colaboradores, por exemplo.

Etapa do funil de vendas

 Para que um lead seja qualificado, ele precisa passar pelas fases do funil de vendas. Um funil de vendas mais simples possui três etapas:

  • Topo: Fase de descoberta e aprendizado pelo lead;
  • Meio: Fase onde o lead reconhece que possui um problema e precisa agir
  • Fundo: Nessa fase ele já avalia soluções e está preparado para uma abordagem de venda. 

Sendo assim, quanto mais perto do fundo do funil o seu lead estiver, maiores são as chances de alcançar sucesso nas vendas.

Qualificação de leads: O que é?

A qualificação de leads consiste em separar os potenciais clientes em categorias, sempre de acordo com seu comportamento no decorrer da jornada de compra. 

Sendo assim, a qualificação de leads nas vendas passa tanto pela identificação do cliente ideal quanto pela educação do público-alvo a respeito da solução oferecida pela sua empresa. 

Além disso, a qualificação desses leads pode ser dividida em 3 grupos:

  1. Bons Leads (intenção de compra clara): possui grande potencial para fechar negócio. Grupo ideal para que sua equipe trabalhe nas vendas. 
  1. Bons Leads (não se encontram no momento ideal da compra): esse grupo são daqueles leads que precisam ser trabalhados pelo marketing. 
  1. Leads Ruins (são ruins para vendas): grupo de pessoas que possuem interesse pelo seu conteúdo, mas não compraria seu produto. 

Benefícios do Serviço de Qualificação de Leads

Os benefícios são diversos, mas daremos destaque à otimização geral no setor comercial das empresas contratantes. Ou seja, o principal objetivo é trabalhar na conversão de um visitante e fazer com que ele se torne um comprador do produto ou serviço da sua empresa. 

Sendo assim, ao contratar uma empresa para desempenhar essa função, há uma retirada na sobrecarga dos vendedores internos da equipe comercial, visto que os leads são filtrados e entregues já qualificados para o contratante.

Se interessou por esse serviço? Hoje a RP Trader conta com especialistas nessa área de conversão de leads. Fale conosco e saiba mais. 

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil