5 Estratégias para Prospecção de Clientes B2B

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Calendário 27 de abril de 2021
Autor Equipe RPTrader
5 Estratégias para Prospecção de Clientes B2B

A prospecção B2B é um processo essencial para que as empresas tenham sucesso em suas vendas. Tem por objetivo qualificar os potenciais clientes. Parece simples, mas em cada um desses pontos há uma série de ações e cuidados que necessitam de processos mais elaborados. A seguir, veremos 5 estratégias para prospecção de clientes B2B.

1.  Defina o perfil cliente

O primeiro passo é definir qual o perfil de cliente buscar. A ideia da prospecção B2B é simplesmente filtrar os clientes que possuem grande potencial, considerando, por exemplo, número de funcionários, o segmento e outros fatores que possam impactar no processo de vendas. Com tudo isso bem definido, saberemos quais leads entraram para a lista de prospecção.

2.  Criar uma lista de leads para prospecção

A lista deve conter, no mínimo, o nome da empresa e um contato.

As principais ferramentas para encontrar esses contatos, são o Google e o LinkedIn.

3.  Pesquise e prepare-se para abordagem

A abordagem precisa ser consultiva e isso só é possível com um pouco de preparo. A partir do onboarding e pesquisando melhor sobre a empresa, você entenderá o objetivo, e terá um conhecimento de solução necessário para conquistar a confiança e atenção do lead, para que ele escute o que você tem a dizer e entenda que você está ali para ajudar a solucionar um problema que ele enfrenta.

4.  Entre em contato com o lead

Esse passo da prospecção B2B, é o que exige estratégia e persistência. Não é apenas fazer uma tentativa e desistir. Na maioria das vezes você não consegue passar da secretaria, o lead não atende ou responde de primeira. Ou seja é preciso investir em diferentes formas de contato e fazer várias tentativas. Para isso, é preciso ter algumas estratégias de abordagem, como:

  • E-mail
  • Ligação
  • Redes Sociais

A partir do momento que você tem uma resposta do lead, é o momento de entender se ele realmente se encaixa e se é um lead qualificado.

5.  Faça a qualificação do lead

A qualificação de um lead, consiste simplesmente em obter informações para identificar se ele realmente está pronto para comprar. Quais são suas dores e necessidades, e se pode ser solucionado com o seu produto/serviço ofertado.

Uma vez qualificado, o lead é enviado para o time de vendedores.

Portanto, a prospecção B2B é um processo de vendas que envolve um grande número de atividades e demanda muito esforço. Quanto mais personalizada for a sua prospecção, mais assertiva ela será.

Estratégias para Prospecção de Clientes B2B – Fonte: Rafa Mendes

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Leia também: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada.

Por, Gabriela Kresko

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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil