Carregando

Victor Batista: Diretor de Operações

Olá pessoal, eu sou o Victor, Diretor de Operação de Prospecção na RP. Talvez você não me conheça ou me conheça a pouco tempo, mas eu também já fiz muita cold call dentro da RP como SDR e eu decidi contar um pouquinho da minha trajetória que quem sabe pode te inspirar.

Início Desafiador

Então voltando lá atrás, lá em meados de 2019, estava eu, buscando uma oportunidade dentro do setor comercial, pois achava importante aprender mais sobre vendas sendo um aluno de economia. Foi então que quase sem querer encontrei a RP Trader no Google, me inscrevi e acabei entrando.

Meu primeiro dia eu me lembro como se fosse ontem, dia 05 de julho de 2019. No início achei que seria fácil o trabalho em pré-vendas, sempre achei que me comunicava muito bem. Porém foi um grande tapa na cara, uma coisa era saber se comunicar, apresentar projeto e trabalho na faculdade, outra coisa era falar com Gestores de Tecnologia das maiores empresas do Brasil. Confesso que nas 2 primeiras semanas, achei que talvez não fosse para mim, pensei em desistir, estava tomando um 7-1 dos prospects no telefone.

Uma virtude que acredito ter é ser uma pessoa bem racional e analítica, então depois de duas semanas difíceis tentei entender o que estava acontecendo de errado, observei outras pessoas prospectando no escritório, analisei áudios de outros SDR e por fim, descobri que estava porque os clientes podem achar que são estagiários trabalhando e isso não é legal. Eu entendi que estava prospectando com medo da pessoa do outro lado, apenas seguindo um script, torcendo para que desse certo no final.

Virada de chave

Após entender minhas falhas, entendi que precisava primeiro dominar de fato o serviço que estava prospectando, que na época era um chatbot e voicebot que automatizava e facilitava o atendimento ao cliente de empresas que tinham um volume alto de chamados. Engoli vários materiais para entender como os chatbots funcionavam, como eles podiam integrar em CRMs que as empresas já possuíam, o que ele poderia atender e o que não poderia, como era o mercado, quais eram os concorrentes, o que o chatbot que eu estava oferecendo tinha de vantagem, no fim eu conhecia todos os maiores cases da empresa que eu prospectava e como eles se encaixam para cada perfil de empresa que eu abordasse.

Entender o negócio não bastava, agora era preciso conhecer um pouco mais de técnicas de prospecção, rapport, gatilhos, autoridade, inclusive obrigado Chet Holmes, depois que conheci o trabalho desse cara meus resultados aumentaram muito. Nessa fase descobri muito material bom na internet de graça ensinando técnicas e processos de prospecção.

E por fim o terceiro ponto que foi crucial foi treinar muito minha abordagem, entender o porquê eu fazia as perguntas que eu fazia, para onde eu queria levar o prospects, quais as possíveis respostas que ele poderia me dar, foi basicamente estar preparado para qualquer coisa que ele falasse durante as ligações.

Obviamente existiam pessoas muito boas que me ajudaram e me mostraram o caminho durante esse processo, pessoas que eu me espelhei para ser melhor e que me treinaram e simularam dezenas de vezes abordagens comigo.

O sucesso não veio de um dia para o outro, ainda precisei pedalar muito para bater meta, mas acredito que fui um SDR muito consistente e gerar grandes oportunidades para meus aliados.

Processos salvam vidas

Minha história na gestão de pessoas dentro da RP começou através de um processo seletivo para capitão, que foi inclusive super concorrido, com grandes SDRs e mais do que isso com grandes amigos. Tive a felicidade de ser escolhido e assumi essa posição ainda no final de 2019, então passei a prospectar para meu aliado e também atuar ajudando outras pessoas, principalmente pessoas novas na RP.

Passando para 2020, com a empresa crescendo e precisando de líderes de equipes, tive a felicidade de assumir meu primeiro cargo na gestão. A essa altura eu já buscava muito conteúdo sobre gerenciamento de pessoas e equipes, também buscava me desenvolver ainda mais em prospecção, mas uma coisa que me ajudou muito foi focar em processos. Entendi que através de processos eu poderia padronizar a qualidade do nosso trabalho, atender melhor nossos clientes e poderia também deixar o processo de aprendizado e rampagem de pessoas novas mais fácil.

2020 foi um ano muito bom no sentido de oportunidade e aprendizado, mas também muito difícil por razões óbvias, a felicidade de nos mudar para um escritório novo contrastou com a pandemia e a incerteza de como seriam os próximos meses. O saldo positivo, se é que podemos falar de saldo positivo em um ano tão triste, foi ter desenvolvido muita resiliência, testado novos processos, otimizado nosso trabalho e de fato crescido como empresa e consequentemente como profissional. Temos muito orgulho de não ter demitido um único profissional por corte de custos durante a pandemia, enquanto no LinkedIn grandes empresas anunciavam grandes cortes.

A maior empresa de prospecção do Brasil

A consolidação do nosso esforço veio em 2021 quando nos tornamos a maior empresa de prospecção do Brasil e eu sou muito grato por ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe maravilhosa que a cada dia que passa vem crescendo mais e mais. De fato, entrei um tanto perdido e hoje sou um profissional e uma pessoa totalmente diferente, conheci e ainda continuo conhecendo pessoas fantásticas que me ensinam todo dia um pouquinho mais. É verdade quando falam que 1 mês na RP vale 3 meses ou mais em qualquer outro lugar, eu vivo isso todo mês.

Embora tenha consumido nesse tempo todo muito conteúdo de gestão, cheguei à conclusão que a melhor forma de gerenciar o time e administrar projetos com clientes é tratar as pessoas como eu gostaria de ser tratado, o fato de se colocar no lugar do outro e entender as expectativas é crucial em qualquer tipo de relacionamento. É o simples que dá certo. 

Venha ser um Traders de Vendas – Fonte: RP Trader
Quer se tornar um SDR?

Então cadastre-se no site www.salespeople.com.br preenchendo todos seus dados corretamente, e lembre-se de fazer os testes requisitados.

A Sales People é uma agência de profissionais, com o propósito de somar pessoas às empresas, e é por lá que selecionamos nossos SDR’s.

Leia também: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada.

Por, Victor Daniel Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Emiliano Perneta, 271 | CJ 02 Centro • Curitiba, PR

Curitiba: (41) 3906 • 0311

Universidade Previsível
Open chat
Olá,
podemos te ajudar?