Venda na era dos dados é alinhado com a tecnologia que presenciamos em constante mudança, ou seja, atualizando seu processo você estará a frente de seus concorrentes.
A chamada era dos dados teve início em 1950, com avanços expressivos em tecnologias nas áreas da eletrônica e computação. Entretanto, com a chegada da internet em 1969, aumentou drasticamente a facilidade ao acesso à informação e dados.
Desde então, empresa vem se modificando cada vez mais rápido para se manterem vivas no mercado. A análise de dados é considerada uma das profissões do futuro e consequentemente, o acesso a dados vem alterando a forma que as empresas vendem seus produtos.
Fazer uma correta extração e análise de dados nos permite obter vantagens competitivas e aumentar a assertividade das decisões estratégicas que tomamos.
Para cada processo existe um sistema de dados adequado, por exemplo, para analisar o desempenho financeiro de uma empresa, devemos estudar o comportamento indicadores como fluxo de caixa, geração de receita, ROCE e ROI. Mas, para o chão de fábrica podemos analisar a taxa de não conformidade de determinada peça ou produto, tempo de processamento, entre outros.
E para o setor comercial? Para o setor comercial devemos analisar a taxa de conversão, valor médico de vendas, adesão do mercado com o seu produto.
Podemos mensurar a adesão de mercado de maneira muito simples, perguntando ao cliente se o produto que você deseja vender faz sentido, se o seu produto traz benefícios para o cliente e quais dores você pode resolver. Também precisamos entender qual é o grau de dificuldade de entrar em contato com a persona correta, porque não adianta ter a melhor técnica de venda se você não fala com o decisor de determinado assunto.
Possuímos uma maneira excelente para o te ajudar a entender como as Vendas na era dos dados se comporta frente ao seu produto. Conseguimos extrair informações que podem facilitar a sua tomada de decisão, desenvolvimento do seu produto, até poderá melhorar a eficiência do seu time comercial. Entre em contato conosco ([email protected]), ficaremos felizes em te ajudar.
Por, Lucas Yamaji
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil