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SDR

Vantagens de se tornar um SDR

O que é um SDR? (Sales Development Representative)

Há alguns anos o cargo de SDR (Sales Development Representative), também conhecido como pré-vendedor, começou a ser valorizado na área comercial e de vendas. Os profissionais desta área realizam a classificação e qualificação dos leads, determinando se eles serão um cliente potencial ou não. Em diante, repassam suas conclusões ao grupo de vendedores, para assim fechar mais negócios.

O que faz um SDR?

Análise e qualificação: todo pré-vendedor necessita de uma base de clientes, os quais devem ser analisados e qualificados conforme o perfil de cliente ideal e persona da empresa;

Primeiro contato e prospecção: após o lead ser qualificado, o SDR irá realizar o primeiro contato da empresa diretamente com o prospect, para escutar e entender melhor suas dores e intenções, gerando valor ao futuro parceiro.

Agendamento: ao final, agendará reuniões para o grupo de vendas apenas com os potenciais clientes.

O que um SDR não faz?

Telemarketing: não é a função de um SDR realizar vendas em si, nem cobranças;

Cold Calling e cold e-mail: as ligações e e-mails devem advir interações anteriores com o lead, sendo personalizados ou despertar algum tipo de interesse.

A importância de ter um SDR

Um dos pontos mais importantes de ter um pré-vendedor em uma equipe de vendas é gerar oportunidades, pois ele é capaz de conseguir construir vendas mais sólidas, através de sua análise e qualificação. Outro fator a ser considerado é a melhoria na performance dos vendedores. Eles conseguem ter mais eficiência e produtividade, porque se dedicam exclusivamente às vendas em si, como o pré-vendedor já lhe passou as informações do cliente, pode assim aumentar sua taxa de conversão e reduzir o churn rate de clientes.

Vantagens de se tornar um SDR
Vantagens de se tornar um SDR – Fonte: RP Trader

Principais características de um SDR

As principais características que um SDR deve possuir são:

Empatia: todos os dias o SDR irá conversar e ouvir os seus prospects. Portanto, é necessário haver empatia e escuta ativa nestas conversas.

Comunicação / Comunicação assertiva: ter uma boa comunicação na abordagem do lead é essencial para um pré-vendedor, principalmente ter uma comunicação assertiva ao telefone, o qual é o meio principal de contato entre eles – SDR e lead.

Coachability: habilidade de receber feedbacks, críticas ou sugestões para moldar o seu comportamento e evoluir.

Conhecer o produto/serviço oferecido: além de conhecer, é interessante vestir a camisa da empresa que você representa. Dessa forma, passará mais confiança ao lead, gerando valor.

Gestão de tempo: saber utilizar o seu próprio tempo, como “qual horário é melhor ligar para tal empresa?”, “Que momento enviar aquele e-mail?” ou ainda, “Que horas foi marcada aquela call?” Essa organização fará muita diferença nas qualificações e prospecções, havendo um dia mais produtivo.

Raciocínio rápido: é o famoso “jogo de cintura”. O lead pode fazer perguntas inéditas e o SDR tem que saber as respostas, e por conseguinte ter uma pergunta para controlar a conversa, sendo o craque em objeções. 

Inteligência emocional: há dias e dias, assim como há ligações e ligações. Em um dia, a secretária foi ríspida e você não conseguiu conversar com o decisor, no outro você agendou uma reunião com ele. Haverá “nãos” e “grosserias” do outro lado do telefone, mas é necessário estar preparado para estes momentos.

Vantagens de se tornar um SDR – Fonte: RP Trader
Quer se tornar um SDR?

Então cadastre-se no site www.salespeople.com.br preenchendo todos seus dados corretamente, e lembre-se de fazer os testes requisitados.

A Sales People é uma agência de profissionais, com o propósito de somar pessoas às empresas, e é por lá que selecionamos nossos SDR’s.

Leia também: 8 diferenciais da RP Trader na prospecção terceirizada.

Por, Beatriz Gouvea

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