Muito mais do que somente uma estratégia de marketing, o branding é uma ferramenta que alavanca sua empresa, e provém crescimentos exponenciais imensuráveis, se aplicado de forma correta.
A grosso modo, Branding é a gestão de marca de uma empresa, com interesse em divulgar sua imagem e ampliar sua reputação. Portanto, pode ser limitado à mudanças no logotipo e identidade visual de uma empresa, e que pode chegar até ações de comunicação segmentadas envolvendo múltiplas empresas de um único grupo.
Como dito anteriormente, não há um limite para as possibilidades que um Branding bem feito pode apresentar para uma empresa. Poderíamos usar exemplos clichês como Coca-cola, Nike, Google, entre várias outras, mas todos estão cansados de ouvir a história dessas empresas, então vamos nos beneficiar do “jeitinho brasileiro” e falar um pouco sobre as Havaianas.
Nos anos 60, as Havaianas eram calçados voltados para trabalhadores da lavoura do café, e atualmente, no exterior, seu preço médio é de R$120,00 o par (mais de 600% do valor médio da sandália em solo tupiniquim). Então, alinhados com comerciais de TV, divulgação on e offline, o rebranding feito pelas Havaianas não só agregou valor ao produto, assim como ampliou o mercado de atuação da empresa, que passou de nacional (e sertanejo), para mundial (e de grife).
É a partir de informações como esta que podemos avaliar a importância do Branding de uma empresa.
Em primeiro lugar, sua marca deve obter valores, e, acima de tudo, ser coerente com sua identidade. Possuindo estes pré-requisitos, você deve definir prioridades, e agir de acordo com elas. Ou seja, se adentrar novos mercados é seu desafio, não faz sentido você fazer um rebranding focado em endomarketing, por exemplo…
Entretanto, é mais simples falar do que fazer. Porém, existem alguns passos a serem seguidos que comprovadamente são essenciais para um Branding de sucesso.
Primordialmente, a começar pela sua identidade visual: você deve agregar à sua marca, imagens e valores que passam exatamente a mensagem que você quer transmitir de forma clara e sucinta, sem muito rodeio. Além disso, vai atrair a atenção do consumidor, e muito provavelmente despertará um interesse em sua marca. As cores e simbologias também são muito importantes nessa etapa. Para exemplificar, eu posso falar daquela marca de carros vermelhos com o cavalo, ou do celular da maçã, e até mesmo da hamburgueria com o M amarelo em fundo vermelho, acho que você entendeu aonde eu quero chegar.
Em seguida devemos pensar em um slogan: fazer dele seu maior aliado, induzindo o consumidor a associar uma frase à sua empresa. Além disso desenvolver um slogan não é tarefa fácil, tampouco é uma ciência exata. Na dúvida, mantenha-se no simples e coerente, explorando respostas do público com relação à sua marca e utilizando isso a seu favor.
E é claro que não podemos esquecer da comunicação: transmitir ao público, seja por redes sociais, outdoors ou qualquer estratégia de divulgação e contato com o consumidor, os diferenciais e valores de sua marca, de forma com que, ao comparada com outras, a sua seja a relevante.
Assim, seguindo apenas estes passos, sua empresa estará caminhando para um Branding promissor. Lembrando que acima de tudo, a chave está na transmissão de valores de forma clara, e pegajosa!
A resposta é: tudo… e nada! O processo de Branding é relacionado 100% à marca da empresa, sem encostar nos processos de vendas. Porém, o Branding gera um impacto direto no interesse do consumidor, fazendo com que o trabalho do vendedor seja vender, e não se preocupar em agregar valor a cada produto vendido, pois esta etapa já foi muito bem cuidada.
Em suma o Branding chegou para facilitar o trabalho do vendedor, considerando que se o processo foi bem feito, o cliente já conhece sua marca, e já confia nela o suficiente para comprar seu produto sem precisar de muita persuasão.
Enfim, se tudo ocorreu como planejado, o seu maior desafio será contratar vendedores para darem conta da demanda de pedidos!
Por: Guilherme Silva
Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil