Seja Visto e Lembrado – Inbound Marketing, como funciona?

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Calendário 13 de outubro de 2023
Autor Gabriele Leal
Seja Visto e Lembrado – Inbound Marketing, como funciona?

Você já distribuiu panfletos do seu produto ou serviço pelas ruas, tentando atingir o maior número possível de pessoas, na esperança de que alguém se interesse? Se a sua resposta for sim, você está seguindo o método tradicional de marketing. No entanto, e se eu te dissesse que existe uma abordagem mais eficaz e econômica para alcançar seu público-alvo? Estamos falando do Inbound Marketing, uma estratégia que pode revolucionar a forma como você adquire novos negócios.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma abordagem que se concentra em atrair, envolver e encantar o público-alvo de forma orgânica e natural. Ao contrário do marketing tradicional, que busca interromper as pessoas com anúncios invasivos, o Inbound Marketing procura oferecer valor genuíno por meio de conteúdo relevante e útil. Por exemplo, imagine que você tenha cem reais para investir na impressão de flyers. Essa mesma quantidade pode ser utilizada para investir e impulsionar um anúncio no facebook, onde você poderá alcançar exatamente o tipo de cliente que está procurando.

Conteúdo Relevante

Algo muito importante quando se fala em Inbound Marketing, é a produção de conteúdo relevante e excepcional, que se manifesta em diversas formas. Como: blogs informativos, vídeos cativantes, ebook, infográficos e uma riqueza de outros recursos igualmente valiosos. O objetivo principal, que transcende a simples resolução de problemas, está em incitar um interesse verdadeiro e em atender de forma plena e completa às necessidades do seu público-alvo, proporcionando um conteúdo que não só informa, mas também inspira, educa e envolve.

Seja visto e lembrado

A produção de conteúdo é fundamental para consolidar sua marca, ser visível e permanecer na memória dos clientes. Para alcançar visibilidade e memorabilidade, é necessário compreender a jornada que os clientes percorrem antes de tomar uma decisão de compra. Podemos dividir essa jornada em cinco etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair: Nesta fase, o objetivo é atrair visitantes para o seu conteúdo por meio de estratégias como SEO, blogs, redes sociais e anúncios direcionados.

Converter: Uma vez que você atraiu visitantes, é hora de convertê-los em leads, ou seja, em potenciais clientes. Você pode fazer isso por meio de formulários, oferecendo materiais ricos, como ebooks e webinars em troca

Relacionar: Com os leads em mãos, você inicia um relacionamento por meio de nutrição de leads. Isso envolve o envio de conteúdo relevante e personalizado para manter o interesse deles.

Vender: Quando o lead estiver pronto para comprar, é o momento de entrar em contato e mostrar como o seu produto ou serviço pode resolver seus problemas.

Analisar: Por fim, o Inbound Marketing permite que você analise o desempenho de suas estratégias por meio de métricas e dados, tornando-o altamente mensurável e ajustável.

Agora, imagine poder direcionar seus recursos de marketing e seu conteúdo apenas para as pessoas certas, que realmente estão interessadas no que você oferece, ou seja, nos seus potenciais compradores. No Inbound você pode segmentar seu público utilizando métricas como idade, perfil, interesses e localização, economizando tempo e aplicando melhor o dinheiro dinheiro.

Por exemplo, suponha que você tenha uma loja online de cervejas artesanais. Em vez de distribuir panfletos aleatoriamente, você cria um vídeo com dicas de pratos para acompanhar cervejas. Esse conteúdo atrai pessoas interessadas no assunto, e você pode oferecer um guia completo sobre cervejas em troca de informações de contato, transformando visitantes e curiosos em leads. Assim, á medida que nutre esses leads com mais conteúdo relevante, eles se aproximam do momento de compra. Quando estiverem prontos, você poderá abordá-los de forma consultiva. Mostrando como seu produto pode resolver seus problemas ou nesse caso em específico, satisfazer as suas vontades.

Além disso, com o Inbound Marketing, você será capaz de medir o desempenho de suas ações e campanhas. Com ferramentas digitais e dados, você pode avaliar o que funciona e o que não funciona, permitindo ajustar sua estratégia continuamente para obter melhores resultados.

O Inbound Marketing vai além de ser mais uma estratégia ou “braço” do marketing; é uma abordagem que coloca o cliente no centro de todas as ações. Seguindo os passos do atrair, converter, relacionar, vender e analisar de forma precisa, você constrói relacionamentos duradouros e eficazes com seu público. Portanto, considere adotar o Inbound Marketing como uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos e, principalmente, para se destacar em seu mercado. Assim, você não apenas se tornará visível, mas também será lembrado de maneira positiva.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil