Já imaginou como seria se sua empresa tivesse uma renda previsível no decorrer de todos os meses do ano?
Ou melhor, imagine que o método utilizado para prospectar os novos clientes fosse sistemático, ou seja, sempre alcançasse o mesmo percentual de conversão – mesmo ele sendo altíssimo.
Pode parecer irreal, mas é um cenário atingível e quem constatou isso foi Aaron Ross, no livro “Receita Previsível”. Para Ross, o resultado da metodologia da receita previsível comprova que para se aumentar as vendas não é necessário aumentar a quantidade de vendedores, mas sim, reformular a forma como se vende.
Quer entender um pouco mais sobre esse método? Então acompanhe esse conteúdo até o fim!
Metodologia da Receita Previsível: Veja quais são os 9 princípios
De acordo com Aaron Ross, existem nove princípios que precisam ser seguidos, sendo eles:
Nem sempre os resultados serão imediatos. Mesmo que seja preciso aguardar por meses ou mais de um ano, Aaron destaca que o segredo é sempre persistir, insistir e jamais desistir.
Neste caso, faça testes com frequência. Como, neste caso, o e-mail é o principal canal de comunicação, é recomendado a realização de testes A/B.
Portanto, troque o público-alvo, a forma de abordagem ou experimente diferentes variações no campo “Assunto”.
A ideia da receita previsível é gerar processos de vendas sólidos, ou seja, aqueles que se sustentem a longo prazo. Portanto, é certo afirmar que é preferível aplicar a receita previsível naquilo que possa ser repetido por várias vezes.
Na Receita Previsível o Excel não tem espaço. Por isso, é preciso trocá-lo por plataformas mais robustas para a geração de contatos e informações, por exemplo.
São essas ferramentas que vão te ajudar a analisar mensalmente a sua performance.
Neste caso, uma imagem pode valer mais que milhares de palavras. Sendo assim, é importante que os envolvidos no processo, independente da área de atuação, consigam visualizar o fluxo de vendas.
Em outras palavras, cada um precisa compreender seu papel dentro da engrenagem que é a venda por etapas.
O foco não é a atividade, mas o retorno que a ação gera. Dessa forma, cada contato telefônico ou e-mail, precisa ser visto como uma partida importante de um grande campeonato, onde o troféu do vencedor é o negócio fechado.
Foque apenas nas métricas que possuem relação direta com os resultados que busca. Sempre adote métricas que indiquem se você estão ou não no rumo certo.
É preciso saber o timing certo para enviar um lead para um fechamento de negócio. Dessa forma, o time de vendas precisa estar entrosado para que haja maiores chances de fechar a venda.
Ross utiliza o termo “baby Steps” para falar sobre começar com pequenos passos, um pouco de cada vez.
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