Qualificação de Leads: O papel do SDR

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Calendário 25 de setembro de 2023
Autor Gabriele Leal
Qualificação de Leads: O papel do SDR

Hoje vamos falar de um assunto fundamental para o sucesso par qualquer equipe de vendas: qualificação de leads e atuação dos SDRs em cold calls. Essa etapa é essencial para garantir que apenas leads com alto potencial, ou seja, realmente qualificados sejam encaminhados aos vendedores ou closers. Vamos falar sobre estratégias que tornam esse processo realmente eficaz do início ao fim, garantindo conversões e vendas assertivas.

O Papel do SDR em Cold Calls

O momento de entrar em contato pela primeira vez com um lead gera uma mistura de emoções: ansiedade, empolgação e aquele friozinho de leve na barriga. Afinal de contas, uma cold call é o primeiro contato com esse potencial cliente, e a primeira impressão é fundamental para o sucesso e conversão.

Assim, o SDR precisa se comportar como um maestro, conduzindo a ligação de forma a criar uma conexão com o lead. Em vez de transformar a ligação em um questionário padronizado ou uma sabatina entediante, o segredo está em conduzi-la como uma conversa, criando um ambiente acolhedor. Para isso, é necessário o SDR desenvolver cada vez mais a sua habilidade de persuasão e discurso.

O “Pré” do “Pré-vendas”

Antes de pegar o telefone e partir para as ligações, o SDR deve se preparar para a chamada investigando a empresa do lead. Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis, como LinkedIn, Facebook, Hunter e o próprio site da empresa.

Conhecer detalhes sobre a empresa, seus produtos e até mesmo notícias recentes, mostra que o SDR está disposto a compreender as necessidades específicas do lead e que está interessado nele. Já no primeiro contato, é possível surpreender o lead ao mencionar informações relevantes sobre a empresa, gerando credibilidade e confiança. Essas informções estão nos canais mencionados e vale muito a pena estar sempre atualizado com essas informações

Na hora da Ligação: Gatilhos Mentais e Empatia

Imagine que a ligação com o lead é como uma dança, em que o SDR precisa conduzir o ritmo com destreza e habilidade. Nesse cenário os gatilhos mentais são as notas musicais que guiam a conversa. Ao identificar informações relevantes sobre o lead, o SDR pode utilizar esses gatilhos para despertar interesse e criar um diálogo envolvente e significativo. Também é importante gerar conexão com lead por ser empatico e se colocar no lugar dele. Dessa forma, o SDR não fará nada que ele não queira que seja feito com ele mesmo. Compreenderdores e desafios do lead hoje não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação que todo vendedor e pré-vendedor deve entender. Vai além de dominar técnicas de vendas. É mostrar que a preocupação está em ajudar e não apenas em vender.

Ganhando Credibilidade

Uma das chaves para o sucesso na qualificação de leads é o rapport, que é a capacidade de criar uma relação de confiança e empatia com o lead. E como o SDR pode fazer isso? É aqui que tudo o que falamos sobre investigação prévia entra em ação.

Pense no seguinte exemplo: ao identificar, que o lead utiliza um determinado CRM, o SDR pode utilizar essa informação durante a conversa. “Ah, eu vi no seu LinkedIn que vocês utilizam o CRM X. Como tem sido a experiência com essa ferramenta?”. Pronto! O SDR acabou de ganhar alguns pontos de credibilidade, mostrando que está atento aos detalhes e às necessidades do lead. Informações que são dadas durante a ligação também podem ser de grande ajuda.

Despertando a Dor nos Clientes para Gerar Qualificação

Nem sempre uma dor de mercado é latente. Ela existe, precisa ser solucionada, mas não é evidente. Nesse caso, o SDR desempenha um papel importantíssimo emoconduzir a conversa de maneira a despertar essas dores ocultas. É aqui que o diálogo se torna ainda mais necessário. Fazer perguntas abertas, escutar atentamente as respostas e argumentar em cima das circunstâncias, pode revelar desafios, oportunidades e dores que o próprio lead não sabia. O SDR se torna um guia nesse processo de descoberta, mostrando ao lead que sele tem a solução que ele nem sabia que precisava.

Fortalecer o networking

Imagine uma sala cheia de SDRs reunidos, compartilhando informações, estratégias e aprendizados. Essa é uma cena poderosa que, infelizmente, muitas empresas e diretores comerciais negligenciam. Pré-vendedores experientes podem ser uma fonte valiosa de insights e dicas para aprimorar o processo de qualificação de leads e tornar o trabalho mais eficiente.

Troca de informações entre os membros da equipe pode gerar uma sinergia poderosa, motivando todos a alcançar resultados ainda melhores. Além disso, é uma boa oportunidade para criar um ambiente colaborativo, em que cada um se sinta valorizado e motivado a crescer e nuca sozinho ou isolado.

A qualificação de leads com Pré-vendas SDR é uma verdadeira arte. Envolve estratégia, empatia e habilidades de comunicação e outras habilidades essenciais. Então, cada cold call é uma oportunidade única de criar conexões genuínas com os leads, gerar confiança, identificar e despertar dores que precisam ser resolvidas.

Fazer uma investigação da empresa, utilizar gatilhos mentais, conduzir a ligação como uma conversa nunca como sabatina e fortalecer o networking são algumas das estratégias que podem potencializar os resultados de um SDR.

Portanto, ao entrar em contato com os leads, lembre-se de que você é mais do que um vendedor: é um guia que pode ajudá-los a encontrar a solução ideal para suas necessidades. A qualificação de leads é uma jornada de descobertas, tanto para o cliente quanto para você, e é nesse processo que se encontra a essência de uma venda bem-sucedida.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil