Prospecção por LinkedIn na prática

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Calendário 06 de março de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Prospecção por LinkedIn na prática</strong>

Você sabia que o LinkedIn é a rede social com a maior rede de dados B2B? Lá você tem informações completas e atualizadas dos profissionais e empresas. 

No Brasil, por exemplo, são mais de 30 milhões de ativos, um total de 500 milhões no mundo. Tudo isso faz com que o país seja o terceiro maior em número de pessoas. 

Quer entender melhor como funciona a prospecção via LinkedIn? Então continue a leitura deste conteúdo. 

Prospecção de clientes B2B no Linkedin: Dicas

A prospecção de clientes via LinkedIn funciona a partir de três passos básicos. São esses passos que vão garantir que você aproveite melhor as oportunidades e as ferramentas disponíveis na plataforma, com foco no networking e realização de vendas. 

Veja quais são esses passos: 

1º Passo: construir um perfil estratégico

O primeiro passo é preencher o seu perfil corretamente. Isso porque, seu perfil é seu cartão de visitas. Ou seja, ao colocar suas informações de maneira estratégia, você pode impressionar quem estiver lendo. 

Entenda quais são os principais campos a serem preenchidos:

  • Foto: Pode parecer muito óbvio, mas é importante lembrar de não usar fotos de baixa qualidade. Fotos em locais de festas, praias, devem ser evitadas. Dê preferência para fotos que transmitem profissionalismo. 
  • Headline: Essas são as informações que se encontram abaixo da sua foto de perfil. Utilize a headline para descrever seu cargo ou função atual ou empresa onde trabalha. Especialidades ou certificados também podem ser inseridos, caso façam sentido.
  • Experiência: Sua experiência profissional, e principalmente a atual, precisa ser detalhada. Inclua também os produtos que você vende, pois potenciais clientes podem ficar interessados e entrar em contato com você. 
2º Passo: criar e gerenciar sua rede de contatos

A etapa seguinte, após preparar o seu perfil, é montar sua rede de conexões. No LinkedIn, existem três grupos distintos, que mudam de acordo com o grau de relacionamento com você. Veja:

  • Conexões de 1º grau: conectados diretamente a você, por já fazerem parte da sua rede
  • Conexões de 2º grau: não estão conectadas com você, mas que estão conectados com ao menos uma pessoa que está na sua rede de 1º grau
  • Conexões de 3º grau: fazem parte da rede de suas conexões de 2º grau em relação a você.

Ou seja, no LinkedIn você consegue enviar convites para pessoas de 2º e 3º grau. Isso te proporciona contato com pessoas do Brasil e do Mundo. Sendo assim, quanto mais ampla e diversificada for sua rede, maiores são as chances do seu perfil ser visualizado com frequência.

3º Passo: relacionamento

De nada adianta possuir uma rede ampla e essa rede não saber quem você é ou que você faz ou sua empresa oferece. Portanto, você precisa se relacionar com sua rede. 

Você deve manter relações com esses leads, gerar a confiança necessária para poder agendar uma reunião presencial ou via Skype para fechar a venda.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil