Prospecção ativa, o que mudou com a LGPD?

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Calendário 07 de março de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Prospecção ativa, o que mudou com a LGPD?</strong>

Desde 2020, onde teve vigor a LGPD, houve mudanças significativas no mercado, alterou a forma como as empresas utilizam os dados pessoais dos clientes, colaboradores, parceiros e contatos em geral. 

As novas exigências ao que se refere à transparência, proteção das informações e segurança, a LGPD impacta diretamente o processo de prospecção e toda estruturação de estratégias de marketing e vendas. 

 No texto a seguir, saiba o que é LGPD, porque ela pode impactar, suas aplicações e penalidades, como ela atinge a prospecção de clientes e como pode garantir a conformidade com a lei. 

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e por que ela é importante?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP), lei de número 13.709 de 2018. É uma nova legislação que estabelece regras para o tratamento de dados pessoais, e abrange operações de coleta, recepção, avaliação e armazenamento de dados por parte de pessoas naturais, governos e empresas. 

Ou seja, essa lei estabelece os fundamentos básicos em relação ao respeito à privacidade, liberdade de informação, desenvolvimento e inovação. 

E, para seu cumprimento é necessário uma série de coordenadas voltadas à proteção de dados pessoais.  A LGPD é importante na atualização da legislação brasileira e acompanha regulamentações internacionais, como a GDPR europeia. 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais unifica as regulações e fideliza os critérios e responsabilidades para quem mexe com informações pessoais. Assim, preenche a ruptura que havia na legislação brasileira.

A LGPD é um instrumento importante para proteger os cidadãos das violações em sua privacidade. Por isso, ela se baseia em três pontos:  

  1. Governança: As organizações devem desenvolver a estrutura que é necessária para lidar com a proteção de dados, assim, irá criar a cultura de segurança e o aprendizado constante. 
  2. Segurança: As organizações devem garantir a segurança dos dados pessoais que possuem a posse. 
  3. Uso legítimo: O tratamento e o uso de dados precisam ser legítimos. 

Como a LGPD afeta a prospecção de clientes 

A lei, considera como dados pessoais os dados como nome, e-mail, telefone, hábitos de consumo, e outras informações. Ou seja, são esses, usados pelos grupos de marketing e vendas para conseguir visitantes e leads. 

A LGPD atua na coleta, armazenamento e processamento dos dados. Além disso, é de se questionar, saber como é possível garantir a conformidade com a legislação durante a prospecção de clientes? 

O texto da legislação coloca princípios, são eles: 

Finalidade: Ter o tratamento com propósitos legítimos e com informações ao titular dos dados 

Adequação: ser compatível no tratamento com a finalidade informada

Livre acesso: A garantia dos titulares, ao consultar os dados durante o tratamento. 

Necessidade: Limitação ao tratamento necessário para realizar a finalidade proposta

Não discriminação: Não utilizar os dados para atos discriminatórios, ilícitos ou abusivos.

Prevenção: Adotar medidas para prevenir danos aos dados; 

Qualidade: Garantia de clareza e relevância dos dados para a finalidade informada

Responsabilização: comprovar o cumprimento das regras de proteção aos dados pessoais

Segurança: Utilizar medidas de proteção de dados, seja contra perda, alteração, difusão

Transparência: Garantir que os titulares serão informados claramente e facilmente sobre o tratamento dos seus dados. 

Tais pontos são propensos para vermos as mudanças que impactam a prospecção no sentido de consentimento e transparência, uma vez que a finalidade dessa atividade é legítima. 

Coletando dados, a instituição precisa garantir totalmente a clareza aos usuários de como as informações foram coletadas e com qual finalidade, bem como alertar caso elas tenham o destino alterados.

Veja neste vídeo como as empresas podem aliar privacidade e transparência nos negócios seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil