Uma dúvida muito comum atualmente é o que é prospecção. Para entendermos melhor seu significado, iremos explicar a origem do termo. Trouxemos hoje um resumo do que ocorreu na época da Revolução Industrial. Que foi o pontapé inicial para o que chamamos hoje de prospecção. Confira.
Em meados do século XVIII, com a introdução de máquinas a vapor, que utilizavam o carvão como principal combustível, iniciava-se na Inglaterra a Revolução Industrial, “a era do ferro e do carvão”. A demanda pelos recursos minerais impulsionou o desenvolvimento de tecnologias para mineração a partir de estudos geológicos, visando encontrar novos lugares para extração de ferro e carvão. A partir daí, precisou-se que o conhecimento geológico mudasse, a fim de que fosse possível prever as áreas mais propícias para serem encontrados tais recursos.
Os primeiros mapas geológicos eram então confeccionados na Inglaterra e na França, entre 1814 e 1841. Exemplo seguido por outros países, como Alemanha e Itália. Foi preciso cobrir e entender a geologia de imensas áreas para que se pudesse focar na prospecção, sem perder tempo. A prospecção mineral evoluía num conjunto de técnicas e expertise. Dentro de estratégias específicas para cada recurso, seja ele carvão ou ferro, uma vez que cada minério possui suas especificidades geológicas. Deste modo podemos entender melhor o que é prospecção.
E claro que o resultado não poderia ser diferente. As novas minas de carvão propiciavam mais produção de ferro, mais fábricas, logo mais máquinas, que exigiam mais carvão. Assim surgiam vilas próximas das minas, que viriam se tornar grandes cidades. Era o progresso! No meio do século XVIII, a indústria petrolífera se modernizou e a produção do aço aperfeiçoou-se, iniciando a Segunda Revolução Industrial e, com ela, a necessidade de novas técnicas para prospecção de novos minérios.
Para entendermos o que é prospecção, precisamos saber que para a geologia, nada mais é do que a busca por depósitos minerais em uma área. O termo incorporado ao mundo business não foge muito disso. Na prospecção de vendas Outbound, você sai em busca de conquistar novos clientes num vasto mercado, buscando encontrar sua “mina”. O sucesso da sua operação dependerá, assim como há séculos, das suas técnicas e da sua expertise.
A prospecção de vendas Outbound é suportada pela inteligência comercial de seu negócio. Ela é a responsável pelo desenvolvimento da sua estratégia de prospecção. Que fará com que seus prospectores visualizem no mercado o nicho mais apropriado a ser explorado.
Conhecer a persona ideal para sua empresa é imprescindível para determinar seus clientes potenciais. O contato com esses leads precisa ser repleto de inteligência. É preciso entender se o lead estará pronto para comprar e se você quer vender pra ele. Entender se o que você tem a oferecer será o necessário para suprir a dor dele. Por isso, a etapa de qualificação é tão importante, é o contato em que você vai sentir se consegue extrair dados superficiais ou ricos do seu lead e saber se ambos estão alinhados para um negócio.
Serão muitas as ligações e e-mails improdutivos até que se consiga uma boa qualificação e um bom negócio. Assim como na geologia, grandes áreas inóspitas são desbravadas para se encontrar uma pequena mina. Mas que gerará riquezas. Também na prospecção outbound precisa-se desbravar os clientes sem potencial para sua empresa, até chegar naquele ideal.
Por Jeferson Martins
SDR – Sales Development Representative
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil