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O que é e como Definir meu Ideal Customer Profile

O que é e como Definir meu Ideal Customer Profile

Organizações que almejam alavancar seus resultados têm seu Ideal Customer Profile (ICP) bem definido. E isto não é uma sugestão, mas sim uma “lei” para que alcancem seu objetivo de sucesso. Sendo assim, vamos então entender o que é, quais suas principais características, e a importância no meio empreendedor.

O que é Ideal Customer Profile

Ideal Customer Profile, ou em nosso idioma, Perfil do Cliente Ideal (ICP), é basicamente o seu melhor cliente. Ou seja, o cliente potencial é aquele que reúne todas as necessidades as quais são supridas satisfatoriamente com as soluções do seu produto ou serviço. Além disso, é muito importante que o mesmo se identifique com o seu negócio, e entenda o impacto que a sua oferta agrega nos seus resultados.

Principais Características

Ao definir esse perfil, é necessário que as principais características sejam bem alinhadas, como:

  • Nicho de mercado (um nicho de mercado é uma fração de um segmento maior que tem suas próprias necessidades específicas e diferem do setor maior de alguma forma);
  • Porte do cliente (se pequena, média, ou grande empresa);
  • Prontidão (tem consciência da dor e disposição para a resolução);
  • Poder de compra;
  • Aquisição eficiente (cliente que proporciona mais receita do que trabalho);
  • Potencial de expansão (inicia com a contratação de apenas uma solução, mas é perceptível a necessidade em outras áreas);
  • Potencial evangelizador (aquele que reconhece o valor transformador da sua oferta e divulga por onde passa, ou seja, tem influência na sua área).

Identificar de maneira particular e adaptável cada um desses atributos no mercado a ser prospectado, é trilhar um caminho de grande sucesso nas negociações. 

Importância no meio empreendedor

Organizações que possuem seu Ideal Customer Profile (ICP) bem definidos, poupam tempo e garantem parcerias sólidas, pois conquistam mais eficiência na abordagem, reduzem o ciclo de venda, aumentam a taxa de conversão, e conseguem identificar e trabalhar as dores do lead com maior propriedade e conexões com as soluções a serem ofertadas.

Sendo assim, são muitas as razões para que se tenha um Ideal Customer Profile (ICP) bem definido, ressaltando também a importância de se aplicar a estratégia inversa, a qual se deixa bem claro, qual não é o perfil do cliente ideal do seu negócio.

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O que é e como Definir meu Ideal Customer Profile – Fonte: RP Trader

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Por, Roberta Lopes

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