O modelo tradicional de vendas está ultrapassado. Isso é uma realidade. Bons vendedores fazem vendas consultivas, estudam o seu cliente, sua dor e sentem um forte desejo de mudar a vida das pessoas.
O que não falta na internet são explicações sobre as importantes técnicas de vendas. Mas hoje, vamos falar um pouco sobre boas práticas de vendas. Este artigo vai ajudar você a ser um melhor vendedor por adotar boas práticas de vendas.
B2B ou B2C. Para quem você vende? Vamos deixar esses conceitos um pouco de lado e focar no lado humano da coisa. Nós vendemos para pessoas. Independente se ela está representando uma organização ou não, o processo de vendas é entre pessoas, seres humanos. E como há muito diz o ditado, cada cabeça é um mundo. E para falar a verdade, quando se trata de vendas a cabeça de um cliente pode ser um universo inteiro. Por isso, olhar as coisas do ponto de vista do cliente é fundamental para ser um bom vendedor.
Do lado do vendedor é normal que no momento da venda ele esteja pensando em gatilhos mentais, técnicas de rapport e outras coisas referentes ao ramo. Mas na perspectiva do cliente a coisa é bem diferente. Ele tem uma dor, um problema. E precisa de alguém que o auxilie. Muitas vezes, o cliente não enxerga a figura do vendedor, mas de um parceiro, um médico com o remédio perfeito para o problema dele.
Mais do que saber a dor ou problema que o comprador possui, o bom vendedor tem empatia por ela. Ele se coloca no lugar do seu potencial e tenta entender e sentir essa dor. Deixe bem claro que você sabe sobre esse problema e mais do que isso, se compadece dele. Além disso, sempre trate o produto ou serviço ofertado como solução e não como algo a ser comprado.
Uma boa maneira de destacar a capacidade de solucionar problemas do seu produto ou serviço é por se concentrar nos aspectos específicos da solução. É preciso explanar todas as vantagens do seu produto ou serviço, fato. Mas os aspectos específicos de como essa solução resolve a dor do cliente deve se sobressair em relação aos demais.
Algumas boas práticas na pré-venda envolvem organização. Se você é um SDR ou BDR organize bem o seu funil de prospecção. Um funil organizado ajuda o prospector a entender a jornada do seu lead e identificar gargalos.
Treinar o discurso em voz alta é uma excelente boa prática para se tornar um especialista da solução. Uma prática simples que pode fazer muita diferença é treinar na frente do espelho ou gravar seu pitch inicial e ouvir como você fala.
Outra boa prática importante na pré-venda é escutar suas ligações. Se você é SDR e atualmente trabalha com uma ferramenta de VoIP é provável que suas ligações fiquem salvas. Ouvir essas ligações e anotar pontos importantes sobre como você contorna ou não objeções, demonstra autoridade e a qualidade da sua oratória são práticas que ajudam e muito o desenvolvimento de um pré-vendedor e certamente melhora os resultados de uma operação de prospecção.
O que achou dessas dicas? Sabia de alguma delas? Espero ter te ajudado a no mínimo lembrar de pontos importantes sobre a rotina de um profissional de vendas.
Continue ligado aqui no blog da RP Trader para pegar mais dicas e se desenvolver ainda mais como vendedor.
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil