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Inteligência Emocional no Trabalho

Inteligência Emocional no Trabalho

O mundo em geral tem evoluído de forma tão acelerada, que às vezes parece que não vamos dar conta e acabamos nos frustrando. Pessoas que possuem ou aprendem a desenvolver sua Inteligência Emocional no trabalho acabam se saindo melhor nessa maratona. Sendo assim, vamos entender o que é Inteligência Emocional, e os benefícios que podem proporcionar tanto na vida pessoal como profissional.

Conceito de Inteligência Emocional

O conceito de Inteligência Emocional de forma bem objetiva, é a habilidade de identificar sentimentos e emoções tanto pessoais como das pessoas ao redor com mais facilidade. E além disso, é a capacidade de lidar com tudo isso de forma equilibrada.

A pessoa que possui essa habilidade desenvolve algumas características em especial como: 

  • Autoconsciência (reconhecer situações nas quais não reage de maneira adequada);
  • Identifica e avalia sentimentos;
  • Enfrenta suas fraquezas de maneira construtiva ( sabe que pode reeducar suas ações);
  • Prática escuta ativa ( uma das mais importantes, já que ouvir com atenção antes de falar evita muitos problemas);

Características de Pessoas que possuem Inteligência Emocional

Consequentemente, essas características quando desenvolvidas refletem pessoas com um comportamento mais otimista, empáticas, corajosas, cooperativas e menos propensas à depressão. O medo e timidez, tendem a diminuir cada vez mais em pessoas com esse perfil, assim como também tendem a analisar problemas focando na solução. São pessoas que sabem reconhecer seus próprios erros, e são capazes de motivar a si mesmo e buscar mudanças.

É evidente que ao desenvolver a Inteligência Emocional, a pessoa obtém melhor relacionamento consigo mesma e social. Não é à toa que esta tem se tornado uma das competências mais demandadas pelas organizações. Um colaborador capaz de lidar com conflitos em geral de forma equilibrada se torna meio caminho andado para o sucesso de sua área, pois desta forma, destacam a eficácia em enfrentar problemas, mas não se contaminar por eles. E além disso, demonstram persuasão, e excelentes resultados no trabalho em equipe. 

O ideal seria que nos fosse ensinado a desenvolver a Inteligência Emocional ainda na infância, mas essa não foi a realidade da maioria. Por outro lado, a grande notícia é que podemos começar a trabalhar esse ponto em qualquer fase da nossa vida. Mas saiba que acima de tudo, nunca é tarde para quem não se cansa de aprender e tem sede de se tornar uma pessoa melhor sempre.

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Por, Roberta Lopes

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