Gestão de Indicadores em Vendas B2B

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Calendário 08 de março de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Gestão de Indicadores em Vendas B2B</strong>

Saber como monitorar e gerenciar de forma estratégica dados e informações é essencial no mundo comercial atual. A utilização de indicadores de desempenho pode trazer métricas importantes para a gestão dos negócios, proporcionando a possibilidade da criação de estratégias personalizadas para potencializar a performance das empresas.

O que são indicadores?

Um piloto de avião precisa do painel de controle no cockpit para obter informações úteis para realizar o voo. Por exemplo, a  temperatura externa é imprescindível para sustentação do avião. Quanto mais elevado o calor, menos denso é o ar, e essa informação define a altitude e velocidade máxima que o piloto deve manter o voo para que o avião se sustente no céu. De maneira semelhante, durante a gestão de negócios, dados e informações confiáveis irão dar aos gestores a oportunidade de conduzir sua empresa até o objetivo esperado com segurança.

Podemos dizer que essas informações são os indicadores. Elas mostram a realidade de maneira simplificada, geralmente em números ou gráficos e tem por objetivo entender o cenário atual ou futuro e tomar decisões que possam ser benéficas para a organização. Indicadores de desempenho são ferramentas de medida de gestão que mostram dados quantitativos e qualitativos sobre as atividades da empresa.


Para que servem os indicadores
?

Existem pelo menos três motivos principais para a utilização de indicadores. Primeiro, avaliar se os objetivos traçados e o planejamento estrutural organizacional estão sendo cumpridos. Segundo, controlar o andamento dos processos e terceiro analisar a extensão do alcance desses objetivos.

Exemplos de indicadores bem conhecidos são rentabilidade, faturamento e custo. Esses três são pilares de funcionamento de qualquer organização. Nenhum modelo de negócio sobrevive à não análise desses indicadores. Mas eles não são os únicos.

À medida que o consumidor final tem mais acesso às informações através da internet, a necessidade de avaliar métricas em outros setores ficou ainda maior. Por exemplo, o principal indicador para se notar queda nas vendas é o faturamento. Se entrou menos dinheiro, vendeu-se pouco. Mas alguns indicadores importantes vão além dessas informações. Indicadores de satisfação do cliente podem revelar que o produto ou serviço oferecido não está sendo bem avaliado no mercado e consequentemente, as vendas caem. Indicadores de baixa produtividade podem sinalizar o real motivo da queda das vendas. Ou talvez seja necessário treinamento e capacitação do time comercial e indicadores como alto número de oportunidades geradas seguido de baixa conversão pode ser um indício de que esse é o problema. Esses fatores, separados ou combinados, influenciarão diretamente os indicadores financeiros.

Coletar e entender essas informações pode resolver problemas e potencializar o desempenho de uma empresa. Portanto, a gestão tem papel crucial na análise de desempenho de dados. Além disso, os indicadores escolhidos para avaliar o desempenho da empresa vão direcionar os colaboradores em uma determinada direção. Por isso, gestores devem estar atentos a quais irão promover como sendo importantes para se alcançar o objetivo traçado. O comportamento e visão de negócios que os colaboradores possuem irão certamente ser influenciados pela gestão de indicadores. É necessário ter muita atenção para não perder tempo com indicadores que não estão alinhados com os objetivos da empresa.

A importância da tecnologia

Quando se fala em obtenção de dados para gerenciar indicadores, a tecnologia tem papel essencial. É importante a utilização de ferramentas de gerenciamento que irão garantir a precisão e confiabilidade dos dados e mostrar de maneira simples a realidade atual da empresa. Além disso, essas ferramentas podem automatizar processos e identificar gargalos, podendo assim ser mais fácil definir planos estratégicos para solução de problemas. 

Indicadores mais importantes nesse processo

Focar apenas nos indicadores financeiros não é suficiente para controlar as iniciativas de uma organização. Afinal, esses indicadores irão mostrar apenas que existe um problema, mas dificilmente analisando apenas eles será possível definir a causa do problema e muito menos a solução para tal. Isso de maneira nenhuma minimiza a importância de indicadores financeiros.

Na verdade eles continuam sendo os mais importantes para a existência de uma organização. Mas outros indicadores surgem no cenário organizacional para complementar as informações financeiras e facilitar a vida do gestor. Índice de faturamento, margem de lucro, despesas fixas e lucratividade são exemplos de indicadores financeiros.

Um deles é o indicador de clientes. Qual o nível de satisfação do consumidor em relação ao produto/serviço? E em relação ao atendimento? Ele está satisfeito? Como ele encara o preço? Ele indicaria você para outras empresas? Como está sendo a experiência dele como seu consumidor final? Quantificar e qualificar essas métricas é fundamental para saber se o objetivo da organização está sendo cumprido. Participação de mercado, captação de clientes, retenção e satisfação dos clientes são exemplos de indicadores de clientes.

O indicador de processos internos é igualmente importante. Todos os processos definidos para cada setor estão sendo respeitados? Se não, quais setores precisam melhorar? Está correndo desperdício de material ou de tempo? De que maneira isso impacta na receita e lucro da empresa? Desde quando o processo “a” ou “b” não está sendo cumprido? Geralmente, erros de processo geram perda de tempo e qualidade do produto ou serviço prestado.

É sempre importante avaliar o nível de aprendizagem e crescimento das pessoas que compõem a organização. Por exemplo, no último ano quanto tempo e recursos foi investido em treinamento de pessoal? Houve retorno desse investimento? Qual o nível de escolaridade, aprendizagem e conhecimento dos meus colaboradores em relação a quando eles iniciaram sua jornada? Esses indicadores podem ser de suma importância quando o assunto é baixo rendimento e com isso bem definido é possível identificar pontos específicos que precisam de melhora. Capacitação, retenção de pessoal, reciclagem da força de trabalho, motivação da equipe são exemplos desses indicadores.

Como criar condições para ter efetividade

Como já dissemos antes, é muito importante definir indicadores que meçam a coisa certa ou sejam eficientes e eficazes. Além disso, é importante que esses indicadores sejam coletados constantemente e não apenas quando algo não está certo. Isso deve fazer parte do dia-a-dia operacional.

Outro ponto importante é aplicar os planos de ação estabelecidos após a análise de indicadores. Apenas saber a causa da doença não serve como cura, é preciso tomar o remédio. E isso deve ser um hábito.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil