Pesquisas apontam que brasileiros passam em média 29,2 horas por mês em aplicativos de mensagem. É provável que você não fique surpreso ao descobrir que a maior parte desse tempo é dedicado ao WhatsApp, que atualmente é o líder em tempo de uso entre aplicativos sociais. Mas o que isso implica em minhas vendas?
Tempos atrás acreditava-se na panfletagem, uso de outdoors ou mesmo propagandas em rádios e programas de TV como forma de atrair pessoas. Pessoas ouviam falar, ou leram sobre sua marca e tinham o interesse de ir até a loja ver o produto e tirar as dúvidas com o vendedor. Acontece que não é mais dessa forma, as pessoas estão adeptas a maiores facilidades, a terem tudo na palma de suas mãos. Logo, torna-se necessário usar a tecnologia a seu favor. Nesse artigo veremos, Como vender mais pelo WhatsApp usando um chatbot.
Primeiro, mantenha um ícone de WhatsApp dentro do seu site. Se a pessoa se interessou a ir ao seu site e conhecer a empresa, é porque ela tem pelo menos um pouco de interesse no que vocês oferecem. Seu papel é cultivar esse interesse de forma rápida, é aí que o chatbot entra em ação otimizando esse processo. O comportamento natural ao ver o ícone do WhatsApp é tocar nele e tirar suas dúvidas de modo mais rápido.
Quando a pessoa entrar em contato pelo WhatsApp você vai ter captado o lead, fazendo isso dentro do bitrix. Coloque um chatbot dentro do canal aberto (canal de atendimento) que está conectado ao WhatsApp. O papel do chatbot vai ser o de fazer a qualificação do cliente por meio de perguntas que você deixará pré- definidas, por exemplo: Qual seu e-mail? Do que você precisa? Como posso te ajudar? Qual o número de funcionários da sua empresa?
Se ele for qualificado coloque-o na sua régua de cadência (tentativas de contato com o lead que não está respondendo). Dessa forma, você poderá automatizar seu contato com o cliente diversas vezes até que ele esteja novamente disponível, daí o seu time comercial vai entrar em ação na hora certa. Seu time comercial terá em mãos um lead qualificado, otimizando tempo e daí poderá agendar com maior facilidade.
Mas essa não é a única vantagem de vender pelo WhatsApp usando o chatbot. Mesmo que a reunião agendada por algum motivo, vire um no show o cliente já te deu liberdade para entrar em contato com ele pelo WhatsApp. Até mesmo o follow-up pode ser automatizado.
O mundo tem avançado numa velocidade absurda, as mudanças são inevitáveis e as inovações tecnológicas não param. É fato que se você não se adaptar a tudo isso para vendas, você estagnou. Também é um fato mais que comprovado que as pessoas estão na maior parte do tempo com seus celulares em mãos, é bem provável que você agora mesmo esteja lendo esse artigo do seu smartphone. Aproveite a tecnologia a seu favor, não se limite e venda mais pelo WhatsApp usando um chatbot.
Veja essa matéria na íntegra no vídeo abaixo:
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Por, Emilly Paz dos Santos
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil