Como realizar boas vendas

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Calendário 28 de março de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Como realizar boas vendas</strong>

Para uma empresa que sobrevive de vendas é essencial conhecer as melhores técnicas de vendas. Gestores que levam seu negócio a sério estão sempre preocupados em levar conhecimento e capacitação para os seus vendedores.

Apesar disso, não existe uma fórmula secreta que fará da noite para o dia, seus vendedores serem mais eficientes no seu modelo de negócio. Mas podemos dizer que algumas boas práticas e técnicas são importante para que o time de vendedores coloque sua empresa em outro patamar em termos de competição

Vendas: Prepare-se diariamente

A preparação diária é extremamente importante para fortalecer a confiança. Diariamente seguir uma rotina de preparação ajuda o vendedor a não entrar no automático. Os seres humanos são suscetíveis a hábitos e a fazer as coisas mecanicamente. Relembrar informações básicas, mas importantes, pode ajudar o vendedor a ser mais atencioso e cuidadoso com suas operações de vendas.

Algumas dessas informações podem ser o perfil ideal de cliente, a dor de mercado que você soluciona os diferenciais competitivos do produto ou serviço ofertado, os cases de sucesso que mais se adequa ao meu discurso e minha persona. Mesmo sendo informações básicas para um vendedor, informações que devem estar “na ponta da língua”, relembrá-las ajuda o vendedor a se sentir mais preparado para bater as suas metas.

Comunicação aberta

Um bom vendedor sabe dominar uma arma poderosíssima: a comunicação. Saber fazer as perguntas certas e na hora certa garantem as melhores munições nos processos de vendas. Perguntas bem formuladas geralmente são mais eficientes.

Além disso, é importante ter tato ao realizar perguntas. Ser inconveniente não ajuda e pode fazer o vendedor perder a oportunidade levantada. O ideal é fazer perguntas direcionadas para a situação específica do cliente para ajudá-lo a entender que ele possuiu uma dor que o vendedor pode resolver.

Pós venda

O objetivo de qualquer vendedor é fechar a venda com um cliente. Por isso, esse é um momento especial que deve ser cuidado com muito carinho. Geralmente, após o fechamento de uma compra, o departamento de satisfação do cliente (CX ou CS) inicia todos os procedimentos do pós venda. Isso não significa que o vendedor deve deixar de cuidar do seu cliente. Embora seu tempo deva estar direcionado para a geração de novas oportunidades, o bom vendedor continua cuidando do seu cliente mesmo após o fechamento. Manter contato periódico e auxiliá-lo nas suas demandas são demonstrações de interesse pessoal que podem trazer bons resultados.

Quando um vendedor continua a dar atenção ao seu cliente mesmo no pós-venda, ele contribui para que a vida útil da sua cartela aumente. Além disso, pode gerar mais oportunidades de vendas através de indicação e de bons relatos dos seus clientes atuais.

Enviar uma mensagem, fazer pesquisa de satisfação, estar por dentro do dia a dia do cliente, todas essas práticas são importantes para estreitar o relacionamento com clientes que já fecharam negócio e definir estratégias de pós-vendas que irão gerar mais receitas para o seu negócio.

Como dissemos no início, não existe uma fórmula para ser um bom vendedor e realizar boas vendas. Mas seguir essas dicas são passos importantes rumo à excelência.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil