O profissional que atua como Representante de Desenvolvimento de Dados (Sales Development Representative), também referenciado pela sigla SDR, é fundamental para toda e qualquer empresa que trabalha com vendas internas.
Se você quer descobrir algumas características de um SDR de sucesso, acompanhe a leitura deste texto!
Qual a real função do SDR?
O profissional SDR atua principalmente nas etapas do processo de vendas. Ou seja, é ele o responsável por realizar pesquisas sobre os leads capturados pelo setor de marketing e, sequencialmente, qualificá-los. A qualificação irá garantir que esses leads tem ou não potencial para se tornarem clientes. Sendo assim, é o SDR que entra em contato com os leads, com o objetivo de verificar se eles realmente possuem interesse nas soluções oferecidas pela organização em questão.
Saiba quais são as principais funções do SDR nesse checklist:
Receber e organizar os leads do marketing;
Fazer pesquisas sobre os leads;
Elaborar um roteiro para o primeiro contato;
Investigar as características do lead e identificar suas necessidades;
Confirmar se o lead tem potencial para se tornar cliente;
Promover o engajamento do lead por meio de follow-ups;
Agendar o encontro com o representante de vendas.
Com esse checklist, você precisa agora saber as cinco principais características de um bom SDR para procurar em um pré-vendedor, com algumas dicas sobre como desenvolvê-los e mantê-los depois de contratá-los.
Persistente: Trabalhar com pré-venda é uma das etapas mais difíceis do fluxo comercial. Não há certeza se será atendido pelo cliente, quanto mais encontrar a possibilidade do negócio. Mas, é preciso manter o equilíbrio entre a expectativa e a realidade.
Auto motivado: Caso um SDR precise de estímulos o tempo inteiro para se motivar, é possível que não se mantenha resiliente. Imagine levantar todos os dias sabendo que muitas vezes demora e é negativa. É preciso estar ciente de que isso “é do jogo” e não pessoal. Sua motivação diária é descobrir a própria fórmula para ter cada vez mais o retorno dos clientes.
Estudioso: Dominar os detalhes do processo de prospecção, técnicas e macetes. Também as características das necessidades do cliente. Esta é quase uma tarefa diária do SDR. Lembrar que o conhecimento está ligado também a eliminação do sofrimento de ser rejeitado pelos potenciais clientes.
Persuasivo: Um SDR não foge da discussão e nem se abala com objeções. Ele domina as técnicas de prospecção e conhece o perfil do cliente potencial. Precisa ter frieza ao lidar com posições contrárias e habilidades para poder instigar o cliente a ver situações sob diferentes ângulos. Assim, traz o cliente para o seu lado e o engaja no processo.
Disciplinado: A prospecção precisa cadência e continuidade. Mas, o SDR tem que ser uma pessoa que gosta de seguir os processos. Ter uma metodologia, e não se incomodar em repetir tarefas. Assim, um profissional mais criativo, que prefere seguir os seus instintos, pode ficar entediado com a rotina repetitiva. Ou dar muitos toques pessoais, pecando nos resultados.
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Gabriele Leal
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil