Características de um SDR de sucesso

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Calendário 07 de março de 2023
Autor Gabriele Leal
<strong>Características de um SDR de sucesso</strong>

O profissional que atua como Representante de Desenvolvimento de Dados (Sales Development Representative), também referenciado pela sigla SDR, é fundamental para toda e qualquer empresa que trabalha com vendas internas. 

Se você quer descobrir algumas características de um SDR de sucesso, acompanhe a leitura deste texto!

Qual a real função do SDR?

O profissional SDR atua principalmente nas etapas do processo de vendas. Ou seja, é ele o responsável por realizar pesquisas sobre os leads capturados pelo setor de marketing e, sequencialmente, qualificá-los. A qualificação irá garantir que esses leads tem ou não potencial para se tornarem clientes. Sendo assim, é o SDR que entra em contato com os leads, com o objetivo de verificar se eles realmente possuem interesse nas soluções oferecidas pela organização em questão. 

Saiba quais são as principais funções do SDR nesse checklist: 

  1. Receber e organizar os leads do marketing;
  2. Fazer pesquisas sobre os leads;
  3. Elaborar um roteiro para o primeiro contato;
  4. Investigar as características do lead e identificar suas necessidades;
  5. Confirmar se o lead tem potencial para se tornar cliente;
  6. Promover o engajamento do lead por meio de follow-ups;
  7. Agendar o encontro com o representante de vendas.

Com esse checklist, você precisa agora saber as cinco principais características de um bom SDR para procurar em um pré-vendedor, com algumas dicas sobre como desenvolvê-los e mantê-los depois de contratá-los.

  1. Persistente: Trabalhar com pré-venda é uma das etapas mais difíceis do fluxo comercial. Não há certeza se será atendido pelo cliente, quanto mais encontrar a possibilidade do negócio. Mas, é preciso manter o equilíbrio entre a expectativa e a realidade. 
  2. Auto motivado: Caso um SDR precise de estímulos o tempo inteiro para se motivar, é possível que não se mantenha resiliente. Imagine levantar todos os dias sabendo que muitas vezes demora e é negativa. É preciso estar ciente de que isso “é do jogo” e não pessoal. Sua motivação diária é descobrir a própria fórmula para ter cada vez mais o retorno dos clientes. 
  3. Estudioso: Dominar os detalhes do processo de prospecção, técnicas e macetes. Também as características das necessidades do cliente. Esta é quase uma tarefa diária do SDR. Lembrar que o conhecimento está ligado também a eliminação do sofrimento de ser rejeitado pelos potenciais clientes. 
  4. Persuasivo: Um SDR não foge da discussão e nem se abala com objeções. Ele domina as técnicas de prospecção e conhece o perfil do cliente potencial. Precisa ter frieza ao lidar com posições contrárias e habilidades para poder instigar o cliente a ver situações sob diferentes ângulos. Assim, traz o cliente para o seu lado e o engaja no processo. 
  5. Disciplinado: A prospecção precisa cadência e continuidade. Mas, o SDR tem que ser uma pessoa que gosta de seguir os processos. Ter uma metodologia, e não se incomodar em repetir tarefas. Assim, um profissional mais criativo, que prefere seguir os seus instintos, pode ficar entediado com a rotina repetitiva. Ou dar muitos toques pessoais, pecando nos resultados.

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Gabriele Leal

Gabriele

Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil