Aaron Ross em entrevista a Primera Reunión, compartilha com André, sua experiência e trajetória na Salesforce, que começou em 2002. Ele desenhou todo o processo de prospecção outbound para aumentar a receita da empresa. O autor também fala sobre alguns conceitos abordados nos livros: Receita Previsível e Do Impossível para o Inevitável.
Aaron comenta que quando iniciou na Salesforce, todos os leads eram inbound e de pequeno porte. Com o objetivo de aumentar a receita, a Salesforce tinha que vender para grandes empresas, e para isso ela precisava crescer. Sendo assim, Aaron se ofereceu para criar um processo de prospecção outbound, que demorou cerca de quatro meses até que atingisse empresas maiores. O autor do best seller Receita Previsível, ainda comenta que há três formas de adquirir clientes: inbound marketing, boca a boca e a prospecção outbound.
No entanto, a prospecção outbound é a melhor maneira de aumentar a receita, pois a geração de leads previsíveis garante uma receita previsível. Por isso, ele acredita que as equipes de vendas devem ser especializadas em quatro funções: pessoas que atendem a leads inbound, pessoas que geram leads outbound, vendedores e suporte ao cliente. Veja as dicas do Aaron Ross para a tão sonhada receita previsível
No livro Do Impossível para o Inevitável, é falado sobre a importância de focar no cliente que é ideal ao invés de tentar vender para todos, Aaron compartilha que para isto é necessário definir o nicho que vai atuar. Após definir o nicho, é preciso estudar o perfil do cliente ideal, baseando-se na geografia, porte da empresa, segmento e prioridades, isto permite compreender a percepção do cliente e consequentemente falar a língua dele. Ou seja, o principal objetivo de fazer a definição desses critérios é justamente saber quem precisa do serviço.
Segundo Ross é comum que o primeiro impulso do vendedor seja falar a respeito do produto que oferece e dos recursos, e isto é algo que definitivamente o lead não se importa. Então, para ser entendido e entender, é preciso refletir na seguinte pergunta: Como eu posso ajudar? Essa simples pergunta é essencial para passar verdadeiramente o valor do seu produto e como ele soluciona o problema.
Para se destacar no mercado é primordial focar e se especializar em algum serviço/produto que atenda a necessidade do cliente dentro do mercado de atuação. Não é vantajoso trabalhar com vários nichos, porque quem quer vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém.
Segundo Aaron há duas formas de iniciar uma equipe de prospecção outbound:
Aaron finaliza dizendo que para começar aumentar as vendas, fazer boas ligações e manter a constância é a maneira mais simples de começar. E claro, ter ambição e iniciativa! Visto que prospecção e vendas é uma habilidade de vida e pode ser usada em qualquer lugar.
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Por, Annelise Poletto
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Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil