O trabalho de um SDR é desafiador e, muitas vezes, repleto de respostas negativas. Neste artigo, exploraremos a importância de entender a matemática por trás do “sim” e do “não” e como o profissional de vendas pode usar as negativas como oportunidades de crescimento. Assim como alguém sente dor muscular ao se exercitar para crescer, o “não” é o que impulsiona o crescimento do SDR. Veremos como administrar e aprender com as negativas pode ajudar os SDRs a evoluírem e alcançarem a alta performance em vendas.
Os SDRs estão familiarizados com o sentimento de ouvir repetidas vezes a palavra “não”. A grande maioria das ligações que são feitas, estão repletas de “não”. “Não” posso passar a ligação, “não” está no momento, “não” tenho interesse e etc. No entanto, é essencial absover esses “nãos” e não se vitimizar. Em vez disso, é essencial encarar cada “não” como uma oportunidade de aprendizado e melhoria em sua abordagem.
Vamos aplicar um pouco de matemática a essa situação. Suponha que uma pergunta estratégica tenha como possíveis respostas “sim” ou “não”. A probabilidade de receber um “sim” não é de 50%. Se depois de receber um não, um vendedor analisar a resposta negativa, estudar e se aprofundar para melhorar, mesmo que seja apenas um porcento, a chance de obter um “não” pode diminuir para 49% e a chance de obter um “sim” pode aumentar para 51%. Essa é a chamada matemática do “sim” e do “não”.
Ao administrar os “nãos” de maneira construtiva, bons profissionais constroem uma base fundamental de resiliência e crescimento. Cada “não” é uma oportunidade de ajustar abordagens, refinar técnicas e aprimorar habilidades de vendas. Ao enfrentar o “não” de frente e aprender com ele, os SDRs se aproximam cada vez mais do “sim”.
Assim como um músculo precisa ser submetido a estresse para crescer e se fortalecer, o SDR precisa enfrentar rejeições e negativas para evoluir profissionalmente. A resiliência desempenha um papel fundamental nesse processo.
Ao administrar o “não” de forma eficaz, o bom profissional de vendas desenvolve resiliência emocional necessária para seguir em frente. Eles aprendem a não levar as negativas para o lado pessoal, mas a encará-las de fato como elas são: como oportunidades de crescimento. Em vez de se desmotivarem diante de um “não”, eles se tornam mais motivados a aprender com a experiência e a melhorar suas habilidades de vendas.
Além do mais, a capacidade de se adaptar e aprender com as negativas permite ao SDR aprimorar sua abordagem de prospecção. Eles identificam áreas em que podem ajustar seu discurso, fazer perguntas mais estratégicas, fornecer informações relevantes e personalizadas aos leads, e criar uma conexão mais profunda e significativa (rapport). Com cada “não” enfrentado de forma construtiva, o SDR se torna mais experiente e eficaz em seu trabalho, se trornando assim, consequentemente, um profissional de alta performance.
A matemática do “sim” e do “não” é fundamental para alcançar a alta performance em vendas. Como já dito, cada negativa recebida é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Ao adotar uma abordagem de melhoria contínua, os SDRs desenvolvem a capacidade de se adaptar, aprender com as experiências e aprimorar constantemente suas habilidades de vendas. Essa qualidade é imprescindível para que o profisional tenha “gás” para trabalhar todos os dias.
Vale ressaltar que a construção da alta performance em vendas não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo, impulsionado pela resiliência e pelo aprendizado. Cada “não” enfrentado com determinação e análise crítica nos aproxima do próximo “sim”. Com cada negativa superada, o SDR cresce, aprende e se torna mais eficaz em sua função.
Administrar o “não” de forma construtiva é essencial para o crescimento e sucesso em qualquer área da vida, especialmente na área de vendas. Ao entender a matemática por trás do “sim” e do “não” e aproveitar cada negativa como uma oportunidade de melhoria, os os vendedores desenvolvem resiliência e traçam o caminho rumo a alta performance. Assim como um músculo precisa ser exercitado para crescer, o “não” é o estímulo necessário para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo. Lembre-se, cada “não” nos aproxima cada vez mais do próximo “sim”.
Equipe de comunicação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil