Como Fazer Prospecção de Novos Clientes

Compartilhe:
Calendário 11 de novembro de 2020
Autor Equipe RPTrader
Como Fazer Prospecção de Novos Clientes

Confira a seguir dicas de como fazer a prospecção de novos clientes encontrando o perfil correto e qualificado para que você possa crescer em seu número de vendas.

Vender é a alma do negócio? Sim! Sem a venda, nenhum negócio sobrevive. Mas existem diversas formas de se realizar uma venda, e em todos os negócios há a necessidade de se ter um processo comercial devidamente estruturado, para atingir o máximo de resultados possíveis e assim chegar a uma receita previsível!

Dentro do processo comercial, uma das etapas mais importantes, senão a mais importante de todas, é a prospecção de clientes. Mas afinal, o que é isto?

“Prospecção de novos clientes”

A prospecção tem sua origem em um termo geológico, que significa, a primeira etapa na análise de um território em busca de minerais, ou seja, a prospecção de clientes é a busca pelo “mineral” mais precioso de sua empresa, algo mais precioso do que o ouro — os seus clientes!

Trazendo para o mundo dos negócios, a prospecção nada mais é do que a busca ativa por novos clientes em potencial para o seu negócio. Porém, assim como os minerais preciosos não são encontrados em qualquer lugar, os seus clientes também precisam ser encontrados no lugar certo e na hora certa.

Mas então, como fazer?

Antes de buscar ativamente pelos clientes em potencial, é necessário uma etapa muito importante de planejamento, que consiste em ter a resposta na ponta da língua para duas perguntas essenciais:

●     Qual é o meu perfil de cliente ideal e suas principais dores?

●     Como o meu produto pode solucionar esta dor?

Com estas respostas em mãos, você possui tudo o que precisa para começar a prospecção. O seu público alvo definido, e como a sua empresa pode ajudar a solucionar as dores dos seus clientes

Mas ainda não é hora de pegar o telefone e ligar.

Com seu público alvo definido, está na hora de montar uma lista de leads dentro do perfil definido, com pelo menos o nome e o telefone do seu cliente em potencial. Listas prontas e/ou uma boa pesquisa na internet podem te ajudar.

Com a lista pronta, é necessário saber o que falar, por isso este é o momento de criar um roteiro para as ligações. Desta forma, você já define de antemão o que quer saber e o que precisa perguntar para definir se aquele cliente está qualificado ou não.

Enfim, chegou a hora de ligar!

Agora está tudo pronto para que você possa, enfim, fazer a ligação para o seu cliente em potencial e realizar a qualificação do mesmo. O importante aqui é encontrar o cliente que está no momento certo para a compra, não se preocupe em “perder” venda, pois um cliente desqualificado dificilmente será convertido pelo seu time comercial. O foco aqui é realmente “minerar” para encontrar aqueles clientes que valem ouro.

Busque um parceiro comercial!

O processo comercial da sua empresa pode ser estruturado internamente, porém, para maximizar seus resultados, você pode contar com um parceiro na hora de prospectar os clientes. E contar com uma empresa especializada na área de prospecção pode fazer toda a diferença, entre prospectar ouro e apenas rocha.

Veja também esse vídeo e saiba mais sobre prospecção de novos clientes:

Prospecção – Fonte: Rafael Mendes

Por, Pedro Soares

Entre em contato com nosso time comercial e acelere as vendas da sua empresa: [email protected]

Compartilhe esse conteúdo

Equipe RPTrader

Equipe RPTrader

Equipe de redação da maior empresa de terceirização de prospecção B2B do Brasil